Fontes: www.kira-scrap.ru e outros Seguramente, um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições de ensino é a evasão escolar. Além de todos os problemas sociais acarretados, esse fenômeno se constitui em um dos fatores mais prejudiciais ao caixa das mantenedoras, uma vez que reduz sensivelmente o que chamamos de MSA (média de alunos em sala de aula). Alguns cursos como engenharias e ciência da computação estão entre os que mais sofrem deste mal, devido às altas taxas de reprovação em componentes curriculares como cálculo e algoritmos. Infelizmente, não poucas instituições têm tentado solucionar este problema com a abertura de torneiras, aprovando indevidamente alunos nessas disciplinas como um paliativo para a redução da evasão nas turmas. As consequências dessa conduta são nocivas à própria instituição, somente percebidas quando os alunos chegam ao ENADE ou ao próprio mercado de trabalho. Foi neste cenário que a Telesapiens começou a desenvolver métodos alternativo...
Para mim, numerologia, astrologia, holística e tudo mais não passavam de crenças. Delírios de mentes ávidas por explicações e respostas aos fenômenos do universo. Até que no dia 31 de dezembro de 2003 eu tive um sonho. O sonho mais parecia um presságio. Algo ou alguém me alertava de que o ano de 2004 seria muito difícil e desafiador para mim. Acordei angustiado. À medida em que os meses de 2004 foram passando, os acontecimentos começavam a confirmar o que o meu sonho me dissera naquela estranha tarde de 31 de dezembro de 2003. Lembrei que outros anos de minha vida também foram igualmente desafiadores, como 1995, 1986, 1977 e assim por diante. Regredindo em meus pensamentos consegui captar uma certa lógica matemática nos repetidos ciclos de maré baixa em minha vida. De 9 em 9 anos eu definitivamente percebi que havia sofrido crises financeiras de proporções profundas. Em 1977 eu tinha apenas 11 anos, não era um cidadão economicamente ativo, mas mesmo assim eu passei por uma experiência ...
Fonte: MEC, 2018 Finalmente o MEC apresentou a segunda etapa do projeto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Agora foi a vez do ensino médio, que, como já era esperado, apresenta a formação técnica e profissional como o quinto eixo formativo, ao lado das competências de linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas. Mas, diferentemente dos demais, o eixo da educação profissional será ofertado por meio de itinerários formativos. Em termos práticos, dependendo dos aspectos vocacionais do estudante, ele poderá escolher entre as várias áreas de formação profissional regulamentadas no catálogo nacional de cursos técnicos (CNCT), completando as 1.200 horas de carga horária estendida, de um total de 3.000 horas. O gráfico acima deixa claro que, além da educação profissional, a escola poderá dispor de mais carga horária para ofertar outros quatro eixos, alinhados com os respectivos eixos da base obrigatória, a saber: linguagens, matemática, ciências da n...
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