Telemarketing Burro
Fonte: Pixabay, 2018 |
Tem coisa mais irritante do que
receber ligações repetitivas e mecanizadas de pessoas lendo scripts em uma tela
de computador? Esta é a triste realidade do consumidor brasileiro, que é
importunado reiteradas vezes por dia para atender apelos dos mais variados:
desde venda de automóveis até cobranças do cartão de crédito. O pior é que, do
outro lado da linha, via de regra, encontra-se alguém totalmente despreparado,
lendo ipsis litteris exatamente
aquilo que veem na telinha de seu sistema de CRM.
Alguns consumidores simplesmente
nem atendem mais ligações com DDD de outro estado. Outros adicionam esses números
a suas blacklists. Mas a grande maioria dos cidadãos são mesmo
obrigados a perder seu tempo atendendo ligações quase sempre inúteis e
desnecessárias.
O que fazer para mudar este cenário?
A resposta está na inteligência de marketing. Já está mais do que na hora de introduzir
um pouco mais de inteligência nos sistemas e, principalmente, nos operadores de
call-centers. Esses últimos precisam entender melhor quem
está do outro lado da linha. Ligar para quem realmente interessa e possa
interessar-se pela proposta. Ter a sensibilidade de escutar mais que falar. Aplicar
técnicas de rapport (PNL), enfim, qualificar-se
mais para essa desafiadora missão de levar algo de bom a quem está a quilômetros
de distância.
Mas, como esperar que isso
aconteça se a política de recrutamento e seleção dos operadores de call-center visam basicamente à quantidade em detrimento da qualidade
deste profissional? O que esperar de um pull com milhares de
pessoas recém-chegadas no mercado de trabalho, em um ambiente de altíssima
rotatividade e baixíssimos salários? Isto, claro, sem falar na ausência de uma
política de capacitação contínua desses profissionais!
Como vemos, estamos falando de um
problema de difícil solução em curto prazo. Apenas a autorregulação do mercado
pode, em alguns anos, solver este problema, ainda que a duras perdas por parte
do consumidor, que ainda tem o poder de simplesmente não atender o telefone.
Por David Stephen
12/05/2018
12/05/2018
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