Cultura de Paz e a Nova Ordem Mundial

Meus caros e minhas caras, falar de paz hoje em dia parece meio utópico. Com duas ou três cidades sitiadas pelo crime no Brasil, guerras e terrorismo acontecendo nos quatro cantos do mundo, a impressão que temos é de um "Apocalipse NOW". No entanto, acreditem, esta é uma visão míope de quem só consegue olhar as coisas por um único ângulo. Em minha opinião, estamos vivenciando uma grande guerra entre o bem e o mal, ou melhor, entre o bem e a ausência dele. Pois senão vejamos:


  • Se por um lado vemos crimes hediondos acontecendo, por outro lado nunca se falou tanto em direitos humanos no Brasil e no mundo.
  • Se a corrupção se exacerba a olhos nus em nossa sociedade, em compensação nunca tivemos tanta cobertura jornalística desses fatos que antes eram encobertos pela mídia.
  • Se insurgem forças do mal como o estado islâmico, aterrorizando a todos, por outro lado nunca houve tanto esforço e mobilização por parte de ONGs e pessoas em todo o mundo para acolher vítimas e refugiados.
  • Se líderes imperialistas e retrógrados conseguiram algum êxito nas urnas em importantes nações, não tenham dúvida que veremos o mal deles emanados por si só se desfazerem pouco a pouco, pois o mal não se sustenta em uma sociedade onde a informação é cada vez mais acessível por todos.

Nas universidades, assim como no mundo corporativo, um novo termo vem ganhando força: a Cultura de Paz. Ela representa a conjunção de inúmeros esforços e iniciativas da sociedade, como a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, educação inclusiva, entre tantos outros termos sobre os quais poderíamos nos estender indefinidamente em discussões. No fundo, o mundo não tolera mais o egoísmo e a falta de compromisso com a coletividade. Se há conflitos em todo o globo, estejamos certos de uma coisa: trata-se de uma minoria barulhenta e violenta tentando mudar o curso natural de nosso planeta: a transição para um mundo de regeneração, onde o bem superará o mal. Onde as pessoas passarão a se colocar no lugar do outro a cada ação. Onde as empresas passarão a cumprir seu papel social, e não apenas a busca desenfreada pelo lucro a qualquer preço.

E você? Em que nave deseja embarcar para cruzar a fronteira deste novo mundo que está sendo construído agora? Vamos implantar a cultura de paz em nossas vidas, dando o bom exemplo a nossos filhos sobre o jeito certo de fazer as coisas. Elegendo políticos comprometidos com a verdade e com o combate à corrupção. Parando de procurar atalhos para nos darmos bem sem pensar nos outros. Escolhendo filmes e noticiários educativos para serem assistidos em nosso lar, sem derramamento de sangue, sem violência, por mais que saibamos que essas coisas existem. Vamos passar a observar e valorizar a natureza, as boas ações, os bons exemplos de pessoas simples que lutam por um mundo melhor nas frentes humanitárias. O apocalipse não será o fim, mas uma transição para um planeta de paz. Bem-vindo à nova Era. Ela já começou a raiar!

Assista a este clip para se inspirar!

Por David Stephen

25/02/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece a Matriz Circular em "Carrossel"?

Novo Ensino Médio, lançada a pedra fundamental

Empregabilidade ou Trabalhabilidade?