Dia da EaD. Podemos mesmo comemorar?


Hoje é um dia muito especial. Um dia dedicado a um bando de sonhadores que imaginaram um mundo conectado pela educação. Um mundo em que o conhecimento estivesse a um clique de qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer hora. Hoje é o dia da Educação a Distância. 

Desde 1996, quando foi inaugurada a Internet comercial no Brasil, esses sonhadores viram surgir, a sua frente, um veículo promissor para concretizar seus sonhos. Hoje, 21 anos depois, esse veículo já é uma realidade. Finalmente não há mais barreiras para o conhecimento chegar a todos os brasileiros. Ele chega pelo celular, pelo tablet, pela smart-TV, enfim, tecnologia não é mais desculpa para quem quer ter acesso à educação.

Mas, por que será então que menos da metade das pessoas estudam a distância? Por que nossas salas de aula continuam tendo quadros e pincéis? Por que nossos professores continuam "dando aulas"?  Por que as salas de aula ainda não foram invertidas? Por que os métodos de ensino são tão parecidos com os do século retrasado? Por que os professores disputam a atenção do aluno com os celulares?

Estes são apenas alguns exemplos de paradigmas a serem quebrados para podermos verdadeiramente comemorar o dia da Educação a Distância, com aprendizagem eficaz para todos em todos os lugares.

Conheça a Editora Telesapiens, a editora especializada em conteúdos digitais para EaD:
www.telesapiens.com.br

David Stephen, 27/11/2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece a Matriz Circular em "Carrossel"?

Numerologia, crer ou não crer? Eis a questão

Empregabilidade ou Trabalhabilidade?