Modelagem Conceitual de Dados - Nunca foi tão necessário

A cada dia que se passa as ferramentas de produtividade na área de TI vão avançando em qualidade, facilidade e potencial de versatilidade.  Em poucos minutos é possível criar aplicações que dantes levavam dias e até meses.  Mas isso tem um efeito colateral gravíssimo!  Tenho presenciado excelentes profissionais de programação desenvolverem sofisticados sistemas sem a devida preocupação com a normalização de seus dados.  Redundâncias não controladas, inconsistências de integridade referencial indireta, são apenas dois dos exemplos de problemas ocultos escondidos debaixo do tapete por profissionais desavisados.

Apesar de todas as ferramentas CASEs e sofisticadas IDEs lançadas no mercado, a modelagem conceitual de dados é algo que nenhum utilitário consegue substituir.  Estamos falando do conhecimento do mundo real do usuário.  A grande maioria dos desenvolvedores iniciam suas implementações a partir da codificação do software, em vez de começar pelo bom e velho rabisco.  Estamos falando de algo que, para você, caro leitor, pode parecer uma bobagem - mas estou cansado de presenciar implementações mal sucedidas por falta daquela palavrinha chata para os técnicos de TI: "planejamento".

Iniciar o desenvolvimento de um sistema pela implementação é como construir uma edificação sem a planta baixa.  Imaginem só se, ao lançar a última laje de um edifício, descobre-se que o banheiro deveria ter ficado do lado oposto do apartamento?  O que é óbvio para a engenharia civil, não é tão claro assim quando se fala em engenharia de software.  Erros básicos de modelagem de dados vêm sendo cometidos a três por quatro, atrasando cronogramas, modificando escopo e encarecendo projetos bem no meio de sua linha do tempo.

Programadores!  Engenheiros de software!  Vamos ter humildade e voltar a estudar essa matéria jurássica que nunca foi tão necessária em meio à alucinante velocidade com que os aplicativos e sistemas são desenvolvidos para nossos clientes.

Ah, não poderia deixar de avisar aos amigos tecnológicos: estarei lançando já em janeiro de 2013 o curso: Modelagem Conceitual de Dados, para desenvolvedores, analistas e engenheiros de software. Será pela Acadetec Online (www.acadetec.com.br).

Fiquem ligados !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece a Matriz Circular em "Carrossel"?

Novo Ensino Médio, lançada a pedra fundamental

Empregabilidade ou Trabalhabilidade?