Personal Branding


  • Personal Branding: Marca Pessoal
  • Marketing: Processo que visa conquistar e manter novos clientes
  • Marketing Pessoal: Processo que visa conquistar novas oportunidades de trabalho e gerir sua própria carreira.
Dentro desses conceitos, podemos entender o Personal Branding, ou marca pessoal, como uma importante ferramenta do Marketing Pessoal.  Alguns autores traduziriam este termo para Imagem Pessoal, mas oPersonal Branding vai além disto.  Muito mais que maneiras de se vestir ou se apresentar, a Marca Pessoal abrange desde o estigma visual até o conjunto de valores que prometemos ofertar em nossa mensagem subliminar, passada em todos os aspectos de nossa conduta pessoal e profissional.

Muitas personagens famosas de nossa história recente se imbuíam de adereços intangíveis como marcas de sua personalidade.  Da irreverência do Cazuza à perseverança do Ronaldo Fenômeno, passando pela garra do Ayrton Sena, podemos perceber uma série de marcas pessoais que vão muito além do envólucro exterior desses ícones que mudaram o curso de nossa história recente.

Para definir a sua marca pessoal, é necessário refletir sobre as seguintes indagações:

1. O que você valoriza em uma pessoa de sucesso?
2. De quais desses valores você já dispõe em sua personalidade?
3. Que outros valores você gostaria de internalizar?

Reúna tudo isto e comece a internalizar nas atividades do seu dia a dia e, o mais importante: passe a externar esses valores em suas ações de Marketing Pessoal.

Se você se preocupa com o Meio Ambiente, crie ou participe de algum Blog e exponha suas opiniões.  Participe de congressos, cursos e seminários nessa área e tente se fazer ouvido nos fóruns de discussão sobre o tema.  Este é o começo da construção de um Personal Branding.

Mas Atenção !!!

Não force a sua natureza.  Ainda no exemplo acima, se você é uma pessoa centrada e introvertida, não precisa sair por aí fantasiado de árvore e com a marca do GreenPeace tatuada no braço para consolidar umPersonal Branding na área de Meio Ambiente.  Você pode perfeitamente fundar uma marca pessoal em cima de valores e idéias, sem entrar em conflito com a sua personalidade.  Ser diferente e inovador não significa ser extravagante e agressivo.  Seja único estabelecendo um conjunto de valores diferenciado e convergente com as necessidades do mercado, da sociedade, do mundo.

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